Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Cistite

BEBA
• Água ou outros líquidos - pelo menos 2 a 3 litros por dia.
• Sumo de arando-da-américa.
REDUZA
• Alimentos picantes e condimentados.
• Chá, café e bebidas gaseificadas.

A cistite é um problema muito frequente nas mulheres, embora também afecte alguns homens. Esta infecção na bexiga, dolorosa, provoca vontade de urinar frequentemente, com a expulsão de uma pequena quantidade de urina de cada vez, acompanhada de dor e sensação de ardor.
As pessoas que sofrem de cistite devem beber muitos líquidos – pelo menos 2 a 3 litros por dia – a fim de estimular a produção de urina e torna-la mais diluída. Isso torna-a menos ácida, pelo que urinar também passa por ser menos doloroso.
A medicação receitada em caso de cistite, citrato de potássio, também diminui a acidez da urina. Alguns doentes acham que o chá, o café, as bebidas gaseificadas, as malaguetas e as especiarias agravam os sintomas.
Como bebida preventiva, beba todos os dias um copo de sumo arando-da-américa, que, de acordo com vários estudos, parece evitar que a bactéria responsável pela doença a E.coli, se «agarre» ás paredes do aparelho urinário, protegendo assim a infecção.
Qualquer infecção no aparelho urinário deve ser referida ao médico, pois, se não for tratada, pode evoluir para uma infecção renal, que pode ser perigosa e difícil de curar.
Arando (foto em cima)
Uma baga muito ácida, de cor vermelho vivo e brilhante. Tal como as amoras silvestres, ainda podemos encontrar arandos em arbustos no norte da Europa, norte da Ásia e América do Norte. No entanto, quando são cultivados, os arandos crescem em vinhas rentes ao chão no cimo de grandes pântanos de areia. Os arandos também são conhecidas como «bounceberries», porque as bagas maduras saltam e, o termo inglês, «cranberries», é uma alusão poética ao facto de que as suas flores de core rosa-pálido serem um pouco semelhantes às cabeças das garças que frequentam os brejos de arandos.
Os arandos são há muito valorizadas pela sua capacidade de ajudar a prevenir e tratar infecções urinárias. Hoje em dia, estudos recentes sugerem que esta baga da América nativa pode também promover saúde gastrointestinal e oral, prevenir a formação da pedra nos rins, baixar o colesterol LDL e aumentar o (bom) colesterol HDL, ajudar na recuperação de acidentes cardiovasculares e até ajudar a prevenir o cancro.
O arando é nutricionalmente muito rico em vitamina C.
in - Alimentação Saudável