Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Beterraba

BENEFÍCIO
• Boa fonte de ácido fólico.
• Rica em potássio.
• Contém alguma vitamina C.
• A coroa folhosa é rica em betacaroneto, cálcio e ferro.

Embora tenha a fama de estimular o sistema imunitário e se pense seja rica em compostos anticancerígenos, não há provas que a beterraba combata o cancro. As folhas comestíveis do topo, ricas em betacaroteno, cálcio e ferro, podem ser cozinhadas como os espinafres.
Em geral, hoje come-se apenas a raiz, crua, cozida, em pickles ou de conserva. A beterraba, um dos legumes com maior teor de açúcar (1 colher de chá de açúcar intrínseco por 100 gramas), é parente da beterraba-sacarina, em tempos usada como alimento para animais e agora cultivada para a obtenção de sacarose.
Em sabor e textura, a beterraba processada é idêntica ao legume fresco; em pickles, o nível de todos os nutrientes, vitaminas e minerais diminui.

Nutricionalmente, a beterraba cozinhada é tão rica como a crua, se não mais. Possui níveis mais elevados de muitos minerais, incluindo o potássio. A maioria dos níveis de vitaminas conservam-se iguais, mesmo o da vitamina C, ocorrendo apenas uma ligeira quebra de ácido fólico. Algumas pessoas comem a beterraba crua, ralada, mas a maioria prefere cozinhá-la.
Não retirar a casca antes da cozedura evita que a cor, devido ao pigmento vermelho betacianina, resume e manche os utensílios de cozinha. Comercialmente, este pigmento é extraído da beterraba para fabrico de um corante alimentar denominado, naturalmente, vermelho de beterraba, utilizado para dar cor a alimentos como sopa de rabo de boi, os gelados, o alcaçuz, etc.

URINA ROSADA?
Se, depois de comer beterraba, a urina ou as fezes ficarem cor-de-rosa, não se assuste, pois isso traduz apenas uma incapacidade genética para metabolizar o pigmento vermelho betacianina, pelo que este composto inócuo atravessa o aparelho digestivo sem sofrer qualquer alteração.

BENEFÍCIOS DA BETERRABA
A beterraba, crua ou cozida, é uma fonte de ácido fólico, cuja deficiência está associada à ANEMIA.
O sumo fresco de beterraba crua é uma fonte de vitaminas e minerais concentrada, sendo considerado o melhor tónico para convalescentes. Se preferir, dilua-o com sumo de cenoura.