Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Couve-flor

BENEFÍCIOS
• Boa fonte de vitamina C.
• Pode ajudar a evitar o cancro.
INCONVENIENTE
• Pode causar flatulência.

Como todas as espécies da família das Crucíferas, a couve-flor é rica em nutrientes, incluindo a vitamina C. Contém, além disso, compostos de enxofre que podem ajudar contra vários tipos de cancro, em particular o cancro do cólon. Uma dose media de couve-flor crua (100 gramas) fornece mais que a dose diária recomendada de vitamina C. Mesmo depois de ligeiramente cozida, uma porção de 100 gramas continuará a fornecer mais de metade da dose diária recomendada.
Como tem apenas 28 calorias por dose, a couve-flor constitui um bom componente de uma dieta equilibrada de emagrecimento: enche mas não engorda (a menos que seja coberta por molho de queijo).
Tal como outros legumes fibrosos, a couve-flor pode causar flatulência quando o intestino decompõe a celulose. Comê-la com acompanhamentos como o alho, alcaravia, coentros picados e cominhos reduz o mal-estar digestivo; também o estragão, o louro e o funcho ajudam a digestão.
SUGESTÃO CULINÁRIA
O enxofre presente na couve-flor provoca cheiros desagradáveis durante a cozedura. Cozê-la numa panela tapada dá origem a uma acumulação de enxofre, que pode prejudicar o sabor da couve-flor, pelo que é preferível uma cozedura rápida em panela destapada.