Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Transpiração excessiva

BEBA
• Pelo menos 1,5 litros de líquidos por dia para repor fluídos perdidos.

A transpiração excessiva é designada por hiperidrose. A perda de humidade através da pele é uma função normal e vital que ajuda o organismo a regular a sua temperatura. Apesar de ser incomodo, raramente indica um problema clínico. Os adultos moderadamente activos são aconselhados a repor os líquidos pedidos através da ingestão de pelo menos 1,5 litros de água por dia. Os atletas e as pessoa muito activas precisam de beber mais - 1 litro por hora de actividade - enquanto os doentes com febre devem beber o mais que poderem dentro dos limites razoáveis, mesmo que não tenha sede.
A transpiração muito abundante pode originar uma perda excessiva de sal, que é geralmente acompanhada de desidratação. Uma vez que o consumo de alimentos salgados pode aumentar a desidratação, é preferível re-hidratar o organismo bebendo água juntamente com alimentos ou tomando uma solução de oito colheres de chá de açúcar e uma colher de sal dissolvido num litro de água.
Os médicos não sabem por que razão algumas pessoas transpiram mais do que outras, mas pensam que essa característica possa ser hereditária. Ocasionalmente, a transpiração excessiva poderá ser indício de doença. É um dos sintomas de uma tiróide hiperactiva, que aumento o ritmo metabólico do organismo. Como é óbvio, a transpiração agrava-se com temperaturas elevadas; a ansiedade e a obesidade podem também acentuar o problema. Alguns fitoterapeutas crêem que o odor corporal desagradável que acompanha a transpiração abundante pode resultar de uma deficiência de zinco, que leva a problemas de rins e a que o excesso de ureia seja eliminado através da pele. uma vez corrigida a a deficiência, o cheiro desagradável pode desaparecer. A carne magra, os frutos secos e o marisco são boas fontes de zinco. Muitos especialistas em medicinas naturais também são de opinião que a transpiração ajuda a remover as toxinas do organismo e que, apesar de se dever prestar atenção à higiene pessoal, esta não deve implicar a supressão total da transpiração com antitranspirantes.