Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

7 Alimentos que aliviam a Gastrite

Se você sofre com azia, ardimento ou dores de estômago, fique alerta: os sintomas indicam uma possível inflamação da mucosa estomacal, mais conhecida como gastrite. A doença pode manifestar-se em duas formas, aguda ou crónica. A aguda é geralmente provocada pelo consumo abusivo de álcool ou de remédios, enquanto a crónica tem como causas principais a bactéria Helicobacter Pylori, o stress constante, o cigarro e o café.
A melhor forma de combater a gastrite é realizar mudanças na dieta, consumindo alimentos que funcionam como “bombeiros” para quem sofre desse mal. Confira abaixo alguns exemplos:

1 - Iogurte: importante devido à presença dos lactobacilos, que povoam o estômago com bactérias benéficas e ajudam na recuperação do tecido estomacal.
2 - Gelatina: aplaca a inflamação, dificultando a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e intestino.
3 - Batata: também ajuda a aplacar o processo inflamatório.
4 - Pão integral: ajuda a controlar os níveis de ácido clorídrico, que contribui para desencadear a ardimento no estômago.
5 - Ovos: são fontes de zinco, que repara os danos na parede do estômago.
6 - Chá de hortelã ou alecrim: funcionam como calmantes digestivos, atuando na redução da acidez estomacal. O ideal é que sejam tomados 30 minutos antes das refeições.
7 - Suco de Aloe Vera: possui função cicatrizante e contribui na cura da ferida estomacal.