Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Andar no Inverno - Bom para o corpo e para a alma

Andar faz bem às articulações, ao coração e ao bem-estar emocional e mental.
Neste Inverno, melhore a sua saúde exercitando-se. Andar faz-lhe bem. Faz bem ao seu coração, às suas articulações e ao seu humor. As temperaturas de Inverno não costumam ser tão geladas que não consiga manter o seu estilo de vida. A chuva poderá ser uma das razões para ficar dentro de portas, mas como diz um antigo ditado escandinavo "não existe mau tempo, apenas roupa errada".

Bom para o corpo e para a alma
Então quais são os benefícios de caminhar? Em primeiro lugar, caminhar regularmente reduz o risco de desenvolver doenças crónicas, tais como, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, asma, AVC ou alguns tipos de cancro. Os cardiologistas afirmam que dar 10,000 passos por dia (aproximadamente 8 quilómetros) ajuda a manter o coração saudável. As caminhadas regulares são as que melhor fazem à saúde, mas mesmo uma caminhada de vez em quando ajuda a melhorar a sua forma física. É recomendado que o melhor ritmo é quando a pessoa começa a ficar com alguma dificuldade em respirar mas ainda é capaz de continuar a andar. Isto significa que o coração está a trabalhar um pouco mais do que o habitual e que está a desenvolver resistência.

Queimar calorias
Um dos efeitos importantes das caminhadas, especialmente nesta altura do ano, é que queima calorias. Estima-se que uma pessoa que pese 60kg e que caminhe cerca de 6,5km por hora durante meia hora queime cerca de 150 calorias. Além disso, caminhar ajuda a manter o padrão de sono. Ajuda, também, a manter a mente saudável. Durante o exercício, são libertadas endorfinas, uma substância natural que melhora o humor. Existem vários estudos que mostram que fazer desporto ao ar livre, num ambiente com espaços verdes, durante apenas cinco minutos, ajuda a melhorar o humor e a auto-estima, especialmente em jovens ou pessoas com problemas psicológicos dessa natureza. O efeito é potenciado se o ambiente contiver uma fonte de água, como um rio ou um lago.

Ajuda as articulações
O segundo argumento mais comummente utilizado é o de que andar, especialmente ao frio, pode danificar as articulações. Num estudo recente, feito em Houston, provou-se que andar, e até correr, tem um efeito protector nos joelhos ao reduzir o risco de osteoartrite. Andar é mesmo um exercício de baixo impacto, que não só ajuda a proteger as articulações como reduz a dor em pessoas já afectadas com osteoartrite.

Existem algumas precauções a tomar antes de iniciar uma caminhada no Inverno. Se sofrer de asma, deverá iniciar a caminhada de forma calma, cobrir o nariz com um lenço ou um cachecol e levar a bomba consigo. Se o chão estiver gelado, deverá utilizar um calçado com boa aderência. Tenha o cuidado de levar roupa quente, incluindo chapéu e luvas, para que a experiência seja agradável. Caminhar com frio fá-lo-á sentir-se miserável.

Calce os sapatos, pegue no casaco e experimente. As caminhadas podem ser feitas sozinho ou em grupo; leve um amigo ou até mesmo o seu cão para lhe fazer companhia. À medida que vai andando aproveite para apreciar o contexto que o rodeia, andando a um ritmo certo. Utilize todos os seus sentidos: veja, oiça, cheire e sinta todo o ambiente ao seu redor, tal como os seus antepassados sentiram. Vai notar a vida selvagem e a natureza de uma maneira que nunca seria possível se estivesse de carro ou mesmo de bicicleta. Não só se sentirá bem consigo próprio como estará a melhorar a sua saúde.